Você já passou pela frustração de lidar com overbooking em seu voo e não sabe o que fazer? Não se preocupe, pois seus direitos estão aqui para te dar um impulso!
Prepare-se para desvendar todos os seus direitos em situações de overbooking, aprender a resolver essas situações sem dor de cabeça e descobrir quando você pode responsabilizar a companhia aérea por negar o seu embarque.
Seus direitos no aeroporto são bem definidos pela ANAC, e você tem o poder de exigir o reembolso da passagem, escolher um novo voo e desfrutar da assistência material. Não deixe escapar os seus direitos e coloque todos os detalhes em ordem, desde os comprovantes de compra até as comunicações com a companhia aérea.
E não se esqueça da cereja no topo do bolo: você pode ter direito a uma indenização por danos morais em casos de overbooking, especialmente se não foi informado do cancelamento do voo com 72 horas de antecedência e chegou ao seu destino final com um atraso de 4 horas ou mais.
Quando estiver no aeroporto, lembre-se dos seus direitos conforme as Resoluções da ANAC, que garantem assistência da companhia aérea em diversas situações:
- Após 1 hora de espera, você ganha acesso à internet e telefone;
- Após 2 horas, você tem direito a uma refeição deliciosa (com lanches ou vouchers);
- Após 4 horas, você merece hospedagem e transporte, se necessário.
Se você já passou pelo desconforto de um embarque negado devido ao overbooking ou se isso aconteceu nos últimos três anos, agora é a hora de reivindicar seus direitos e receber uma compensação justa pelo incômodo.
Saiba como provar o overbooking
- Mantenha todos os cartões de embarque
- E-mail de confirmação da compra da passagem
- Quaisquer recibos de gastos extras devido ao cancelamento, como alimentação.
Conheça suas opções e saiba como buscar compensação por dano moral. Overbooking não precisa ser um pesadelo se você souber o que fazer e quais são seus direitos.